Ficaremos muito felizes se você deixar um comentário para sabermos que passou por aqui!!!

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Primeiro mês...

1ª semana
 
 
 
 
A menstruação acabou de chegar. É um recado da natureza de que o corpo feminino está se preparando para a gestação.
Em duas semanas, o óvulo será liberado pelos ovários e, se tudo der certo, vai ser fecundado pelo espermatozóide.
A partir daí, você estará oficialmente grávida!

Por que a contagem começa agora?

Você deve estar confusa: ainda não está grávida e a contagem já começou. É assim mesmo. Como as mulheres dificilmente se lembram da data exata da concepção, os médicos escolheram um modo mais fácil de fazer as contas.

Para evitar erros, a gestação é calculada a partir do primeiro dia da última menstruação. Assim, o bebê, de acordo com essa fórmula, é esperado para 280 dias ou 40 semanas a partir dessa data.
 
 
2ª semana

 
 
Os ovários estão trabalhando a todo vapor e, daqui a uma semana, vão liberar um óvulo maduro. Nas trompas, ele vai aguardar a chegada do espermatozóide para ser fertilizado. A partir daí, o futuro bebê vai começar a se desenvolver.

Por que a contagem já começou?

Você deve estar achando estranho. Ainda não está oficialmente grávida, mas a gestação já completou uma semana! É assim mesmo que os cálculos são realizados.

Como as mulheres dificilmente se lembram da data exata da concepção, os médicos escolheram um jeito mais fácil de fazer as contas.

Para evitar erros, a gravidez é calculada a partir do primeiro dia da última menstruação. Assim, o bebê, de acordo com essa fórmula, é esperado para 280 dias ou 40 semanas a partir dessa data.
 
 
3ª semana
 
 
Seu bebê
Uma minúscula sementinha – é assim que seu futuro bebê se parece agora. O óvulo acabou de ser fecundado pelo espermatozóide. E, ao longo dos próximos sete dias, ele se dividirá em várias células, iniciando uma longa trajetória. Descerá a trompa e seguirá rumo ao útero. Ali, na forma de blastócito – uma bola de células cheia de líquido –, ele se fixará na parede uterina e continuará seu desenvolvimento. Nessa terceira semana, ele tem cerca de 0,15 mm, o tamanho da cabeça de um alfinete.
Sua gravidez
Ainda é cedo para você perceber que está grávida. Os enjôos, a fadiga e a vontade freqüente de urinar – sintomas clássicos do início da gestação – só aparecerão nas próximas semanas. Porém algumas mulheres podem notar um pequeno sangramento no momento da fertilização, exatamente quando o espermatozóide se une ao óvulo. Se você estava planejando engravidar, já deve estar tomando suplementos de ácido fólico, uma vitamina essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê.

4ª semana
  
 
Seu bebê
Esta é uma semana de grandes transformações. Para começo de conversa, seu futuro bebê é oficialmente um embrião. A partir de agora, todos os órgãos do corpo dele irão se desenvolver. O cordão umbilical e a placenta ainda estão se formando. Mas suas estruturas iniciais já são capazes de fazer a entrega de oxigênio e nutrientes para o embrião. Ele agora tem tudo do que precisa para crescer: alimento, proteção e, é claro, muito amor.
Sua gravidez
Você esperava a chegada da menstruação para esta semana? Se ela atrasou, é o primeiro sinal de que está grávida. Um simples teste de farmácia pode acabar com a incerteza. Assim que confirmar a gravidez, você já pode iniciar o pré-natal, a rotina de exames para avaliar como está sua gestação. É uma ótima oportunidade para esclarecer dúvidas e resolver eventuais problemas. Aproveite também para checar seu peso e confirmar se você está acima ou abaixo do limite considerado saudável. Assim, saberá o quanto pode engordar nos próximos nove meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contando os dias!!!